03/12/2015 Tendas Culturais em São Miguel deverão ser instaladas em 2016
Arthur dos Reis
Especial Para CLN
Arthur dos Reis/CLN
As instalações de tendas culturais no bairro de São Miguel, bairro da zona leste, ganharam repercussão no mês de setembro através da mobilização de artistas da região. A tenda deverá ser instalada no início de 2016 no antigo cemitério de São Miguel, na Avenida Nordestina, 200, segundo a Supervisão de Cultura do bairro. O objetivo é reunir em um único espaço: artistas, coletivos e produtores culturais da região.
Desde setembro a instalação deste equipamento vem sendo debatida entre a Secretária Municipal de Cultura, a Subprefeitura de São Miguel e artistas da região. A instalação das tendas seria uma alternativa a construção do Centro Cultural, antiga reivindicação dos movimentos artísticos da região.
No final de setembro, foi realizada uma passeata com cerca de 50 pessoas em prol da construção do Centro. Na ocasião o Conselho Participativo Municipal (CPM-SM), que representa os moradores da região na subprefeitura, entregou uma carta ao secretário de cultura Nabil Bonduki. Segundo o supervisor cultural do bairro, as tendas deverão custar R$ 1,8 milhão.
Segundo Wagner Ufracker, mais conhecido como Zé da Lua e um dos líderes do movimento para a construção do Centro, não foi passado aos artistas a data de início do projeto. O grupo reúne-se na Casa de Cultura Antônio Marcos na próxima quarta-feira às 20h, para debater sobre as tendas e construção do Centro Cultural.
A Secretária Municipal de Cultura não respondeu aos questionamentos da reportagem.