Cronologia do bairro de São Miguel


A Fundação do bairro passa por um processo de revisão, para alguns historiadores o ano de 1560 seria a data de fundação quando é batizada aldeia de Ururaí, pelo padre José de Anchieta, em referência aos índios Guaianases que aqui viviam.


A Igreja velha foi uma reconstrução em taipa de pilão, de uma pequena capela que havia no local e, conforme consta na inscrição no batente superior da porta principal tem como data o dia 18 julho de 1622 como término da obra.


A Igreja recebeu o nome de São Miguel Arcanjo pela devoção que o padre Anchieta tinha ao arcanjo, essa Igreja está localizada na praça que hoje oficialmente tem o nome de um religioso, padre Aleixo Monteiro Mafra, e popularmente conhecida como Praça do Forró. Enquanto não houver revisão histórica, a data oficial de fundação do bairro é 21 de setembro de 1622.


[Voltar]

Este material foi preparado pela equipe da CLN - Central Leste Notícias com base no caderno de São Miguel Paulista "Um Olhar sobre São Miguel"
do projeto São Miguel Paulista e Brasileiro - 2006 do CPDOC - Centro de Pesquisas e Documentação da Fundação Tide Setubal.